Educação

Professores aprovam suspensão da greve em assembleia regional

Joyce Noronha


Foto: Charles Guerra (Diário) / Em assembleia geral, professores aprovaram a suspensão da greve. Proposta será apresentada em Porto Alegre, sexta-feira

Os professores do 2º Núcleo do Cpers/Sindicato aprovaram a suspensão da greve na rede estadual, na tarde desta quarta-feira, em assembleia regional, que ocorreu no auditório do Instituto de Educação Olavo Bilac, em Santa Maria. Essa proposta será apresentada na assembleia geral da categoria, marcada para às 13h30min desta sexta-feira, no Gigantinho, em Porto Alegre.

O diretor do 2º Núcleo, Rafael Torres, diz que nunca foi a favor do encerramento de greve, pois acredita que os motivos para seguir com o movimento existem. Porém, pondera que, para dar continuidade à paralisação, é preciso ter força, o que o movimento perdeu, consideravelmente, nos últimos dias. De acordo com Torres, no último levantamento feito com as escolas estaduais no Estado, apenas 3% das instituições seguiam com a greve.

Mãe contesta escola que não quis receber aluno autista

- Temos escolas aguardando a decisão do sindicato para voltar com as atividades letivas, porque essas escolas querem voltar em unidade, em conjunto. Motivos temos de sobra para a greve, mas faltam condições para avançarmos - avaliou.

A paralisação é suspensa oficialmente se for aprovada em assembleia geral da categoria. A última deliberação dos professores ocorreu no dia 24 de novembro, e a votação foi individual e em urna. Na ocasião, a continuidade da greve foi aprovada por uma diferença de apenas 56 votos, num total de 1.620 cédulas.

O último levantamento feito pelo Diário, nos dias 28 e 29 de novembro, apontava cinco escolas em greve geral em Santa Maria e outras 23 instituições com paralisação parcial.


ESTADO

O coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alaor Chagas, diz que optar pela suspensão seria o caminho mais sensato, já que a maioria das escolas retomou as atividades depois da assembleia geral de 24 de novembro. 

- Espero que os professores tenham bom senso e suspendam a greve. A expectativa é que voltem as aulas. Eles já deveriam ter retornado - opina.

Unifra divulga resultado do processo de ingresso e reingresso

Chagas conta que a 8ª CRE já recebeu as propostas de calendários de recuperação dos colégios que retomaram as atividades nos últimos dias. Ele diz que o órgão está pronto para atender todas as escolas para avaliar e aprovar mais calendários de recuperação, que devem ser feitos pelas instituições.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Unifra divulga resultado do processo de ingresso e reingresso

Mãe contesta escola que não quis receber aluno autista Próximo

Mãe contesta escola que não quis receber aluno autista

Educação